segunda-feira, 16 de julho de 2012

O VALOR DE UM PAI...


Hoje venho falar um pouco de mim! Meu nome Francisco e tenho vinte e sete anos. Ultimamente tenho me sentido diferente, com um nó na garganta que chega sem avisar, uma tristeza que se aloja em mim sem me dizer o porque!!!! A vinte anos atras eu era apenas uma criança, apenas um menino de sete anos, e meu pai simplesmente sumiu sem deixar vestígios. Ele já não era mais casado com minha mãe, eles se separaram pouco antes de ele sumir. Crescer sem a figura de um pai não foi algo que me fez pirar ou me tornar um adolescente perturbado, tipo aqueles que tem raiva do mundo, que culpam todos a sua volta por acontecimentos particulares! É claro que ele me fez falta! É certo que eu sempre chorava no dia dos pais, principalmente quando a professora pedia que fizéssemos aqueles cartões comemorativos. Mas em um modo geral eu soube tirar de letra a ausência dele. Qual garoto de dez anos não quer jogar bola com seu pai? Qual garoto de doze anos não quer dividir com seu pai a primeira paixonite? Ou qual adolescente de quinze anos não deseja um pai para lhe proteger nas horas em que pequenos obstáculos parecem ser o maior problema do mundo? Durante minha vida nunca tive o que reclamar no que se tratasse de carinho, atenção, e bons exemplos, tive uma mãe presente, de uma indo-li impecável que alem de roupas, calçados ou quaisquer coisa material soube me dar noção de bom caráter, e de amor e respeito pelo próximo, e por isso não fui um jovem problemático. Acho que o vazio que meu pai me proporcionou nunca foi percebido por mim por esses motivos! Mas nos últimos tempos, talvez anos esse vazio veio aumentando vertiginosamente ao ponto de agora eu sentir um buraco em meu peito.Como é possível sentir saudades de alguém que não teve uma participação ativa no meu crescimento? Eu sequer sei ao certo porque estou dividindo essas coisas com todos. Normalmente sou mais reservado em questões tão particulares, mas nesse momento tive vontade de jogar tudo isso para fora. Não sei qual seria minha reação se o visse hoje, não sei se ficaria indignado por ele ter me abandonado, não sei se o abraçaria de imediato, mas sei que gostaria de saber qual motivo leva um homem a abandonar um filho! Qual motivo faz um pai deixar de acompanhar os momentos mais felizes e importante de um filho. Então é isso, eu desabafei e estou até mais leve. Quem sabe um dia eu tenha a chance de ouvir essa resposta frente a frente! No mais só posso esperar. Quem teve o privilégio de ter em casa seu pai e sua mãe, saiba dar valor a isso, e não de tanto valor aos puxões de orelha ou aos castigos merecidos, apenas agradeça por te-los e ponto.

2 comentários:

  1. Primeiro parabéns pelo desabafo, é uma coragem mesmo expor aquilo que sentimos e que passamos,pai e mãe sempre fazem falta,uns é tão ausente-presente outros nem tanto...
    gostei da forma simples que escreveu...
    até +

    ResponderExcluir
  2. A carência e a solidão batem em qualquer pessoa em certos momentos da vida, independente da historia que viveu. É sempre bom por pra fora, limpar para colocar no lugar sentimentos melhores e edificantes.É o que eu desejo a vc, que depois desse desabafo saia fortalecido e cheio de energia positiva para ver novas auroras.

    ResponderExcluir